28749610

426 palavras 2 páginas
O significado da parábola[editar | editar código-fonte]
Na parábola proposta pela obra, os quatro personagens estão em busca de um mesmo objetivo: um posto repleto de queijo. Para os homenzinhos, Hem e Haw, o queijo é uma metáfora que representa o que eles procuram na vida, seja algo material, um relacionamento, um cargo em uma empresa, etc.

No entanto, os personagens esquecem de que, à medida que fazem uso do queijo, este vai acabando, ou melhor, desgastando. Ao perceberem que o queijo terminou, cada um toma uma atitude diferente - da mesma maneira que cada um de nós, que também assumimos posturas diferentes diante de uma dificuldade, uma mudança. O livro passa, então, a mostrar como cada personagem lida com a mudança e como eles reagem a ela. Durante a leitura o leitor vai aprendendo como enfrentar as mudanças e como adaptar-se a a elas.

A parábola mostra, então, que a vida não é necessariamente um caminho livre de obstáculos mas, sim, uma caminho repleto de sobressaltos e adversidades. A diferença é a maneira com que cada ser humano lida com tais adversidades. Quando temos o Queijo nos sentimos orgulhosos, ficamos mais tranquilos e nada nos deixa pra baixo. A sensação que temos é de estar bem-sucedido e em segurança. Achamos que não precisamos mais procurar outro Queijo, afinal temos o que desejamos.

Quanto mais importante seu Queijo é para você, menos você quer abrir mão dele.
Muitas vezes ficamos inseguros de trocar o certo (Queijo Velho) pelo incerto (Queijo novo), o que nos faz permanecer na mesmice. E quanto maior for a importância dada ao Queijo velho, menor será a chance de mudarmos para o queijo novo.

Se você não mudar pode ser extinto.
Algumas coisas mudam e nunca mais voltam a ser as mesmas coisas. Por isso, precisamos aprender a mudar junto e seguir em frente.

O que você faria se não tivesse medo?
Essa pergunta é crucial. O medo não é, necessariamente, uma coisa ruim, pois nos ajuda a tomar medidas preventivas quando as coisas

Relacionados