28617151X

2855 palavras 12 páginas
1. INTRODUÇÃO

A Psicologia do Desenvolvimento é uma área de conhecimento que estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta, isto é, a idade em que todos estes aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade.
A criança não é um adulto em miniatura. Ao contrário, apresenta características próprias da sua idade. Compreender isto é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano.
A partir desta perspectiva, abordaremos o tema: Crianças Superdotadas. Nesse trabalho, acercaremos questões teóricas relacionadas às crianças superdotadas, seus aspectos emocionais tais como: a influência da família no desenvolvimento da criança superdotada, a percepção dos professores sobre alunos superdotados e as suas característicassócio-emocionais.

2. OS SUPERDOTADOS OU PORTADORES DE ALTAS HABILIDADES

2.1. Conceitos e principais particularidades

Superdotados ou portadores de altas habilidades são aquelas pessoas que possuem um grau de habilidade significativamente maior do que a maioria da população. Os superdotados geralmente possuem grande facilidade e rapidez para aprender, possuem elevado grau de criatividade, são muitocuriosos, possuem grande capacidade de analisar e resolver problemas, além de possuírem um senso crítico bastante elevado.
Estudantes excepcionalmente inteligentes diferem de forma radical em seu desenvolvimento cognitivo, crescimento afetivo, desenvolvimento moral, interesses recreativos, interesses de leitura, escolha de amizades, atitudes e valores de outros estudantes moderadamente superdotados. Esses estudantes correm sério risco de isolamento social e rejeição pelos pares, a menos que o sistema educacional proporcione a eles um grupo de colegas baseado não em idade cronológica, mas em habilidades, interesses comuns e nível desenvolvimento mental.
A assincronia de ordem interna dos

Relacionados