282104690116

274 palavras 2 páginas
Chave simétrica
É o tipo de chave mais simples e a mesma chave é utilizada tanto pelo emissor quanto por quem recebe a informação. Ou seja, a mesma chave é utilizada para codificação e para a decodificação dos dados.
Vários algoritmos de criptografia foram desenvolvidos a partir de chaves simétricas. Dentre os mais comuns estão o DES, o IDEA e o RC.
• DES (Data Encryption Standard): criado pela IBM em 1977, o DES usa chaves de 56 bits, permitindo até 72 quatrilhões de combinações. Apesar disso, foi ‘quebrado’ ou desvendado utilizando-se as chamadas técnicas de "força bruta" (tentativa e erro) em um desafio promovido na internet.
• IDEA (International Data Encryption Algorithm): criado em 1991 por James Massey e Xuejia Lai, o IDEA é um algoritmo que usa chaves de 128 bits e tem estrutura semelhante ao DES.
• RC (Ron's Code ou Rivest Cipher): criado por Ron Rivest na empresa RSA Data Security, esse algoritmo é muito utilizado em e-mails e usa chaves de 8 a 1;024 bits. Há várias versões: RC2, RC4, RC5 e RC6. Cada uma delas difere da outra por


• decodificação. Para ser realizada, basta que o emissor, antes de enviar a mensagem criptografada, envie a chave privada que será utilizada para descriptografá-la.

Chaves Simétricas É o tipo mais simples de criptografia, já que tanto o emissor quanto o receptor da mensagem possuem a mesma chave, ou seja, a mesma chave é usada tanto na codificação quanto na decodificação. Para ser realizada, basta que o emissor, antes de enviar a mensagem criptografada, envie a chave privada que será utilizada para descriptografá-la.

Relacionados