27894501198

1468 palavras 6 páginas
SÍNTESE SOBRE O TEXTO “SABER PENSAR” DE PEDRO DEMO

MJMANDRADE

É recorrente no texto a necessidade de deixar desmoronar o que já existe para que seja reconstruído e colocado coisa melhor na construção, nos lembra ainda que “a reconstrução não conclui nada. Apenas continua a dialética aberta” (p. 66). Dessa forma na dialética da vida que gira em torno da produção do conhecimento cientifico ou não é imprescindível absolver que “saber pensar pede acuidade de fundamentação, leitura rigorosa e meticulosa, argumentos bem torneados e elegantes” (p. 69). Mediante o exposto, seria importante destacar alguns aspectos como: exercitar a autoridade do argumento, saber escutar com atenção, não discordar por discordar; comparar argumentações, exercitar a crítica e autocrítica dessa maneira o sujeito evitará inconsistências nas discussões.
Para se desenvolver uma consciência crítica do mundo se faz necessário “Saber Pensar”, pois se constitui capacidade essencial dos seres humanos, mesmo sendo considerada uma característica “ambígua”, pois é ao mesmo tempo “fonte de saber e colonização”. Nesse sentido, segundo o autor “quem sabe pensar nem sempre aprecia que os outros saibam pensar, logo pode ser forte de libertação e escravização de ações e sentimentos.
Por conseguinte, o autor aponta a necessidade de se desenvolver a habilidade de questionar e se autoquestionar, pois o conhecimento precisa ser construído por meio da dialética dos contrários que se constitui num processo continuo, imediatamente afirma que “somente dimensões contrárias são produtivas assim destaca que os sujeitos são “naturalmente contraditórios”, caso essa ação não aconteça ele pode entrar na “contradição performativa” que é denominada como “afirmações, posturas que se invalidam a si mesmas na própria formulação ou prática”.
Vale ressaltar que ao longo do texto Demo enfatiza a importância de saber pensar para que sejam adquiridas algumas características tais como: raciocinar, questionar e se

Relacionados