278881670108

2536 palavras 11 páginas
O que foi mandado por 4 partes, é apenas um resumo do que foi dito hoje na aula da Vivian, de como se comportar, desenvolver em modo geral na area da enfermagem. E como se desenvolver em seminario, tcc, apresentacoes de trabalhos e tals.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
No estudo desenvolvido, foi possível obter evidências de que os saberes das professoras estão em permanente construção e decorrem, em grande parte, das influências geradas pela sua história, pela sua formação universitária, pelas experiências profissionais vividas na escola e pelas interações com outros professores no exercício profissional, o que corrobora o entendimento de que o movimento de avanço da reflexão sobre o ser professor deve ser necessário e contínuo, assim como a busca de caminhos inovadores e de novos contornos à prática pedagógica do enfermeiro-professor, que sabemos ser um processo de construção e reconstrução.
Desse modo, a formação do professor possibilita uma prática pedagógica atual, contextualizada, preocupada com o contexto sócio-político-cultural com vistas às transformações da sociedade indo ao encontro das Diretrizes Curriculares do curso de enfermagem, que procuram assegurar a flexibilidade, a diversidade e a qualidade do ensino oferecido ao aluno, estimulando a adoção de concepções que visem ao desenvolvimento da prática investigativa nas diversas áreas de atuação (assistência, ensino, pesquisa e extensão), configurando a compreensão de que professor e aluno são sujeitos ativos do processo ensino-aprendizagem e, ao mesmo tempo, em conformidade com os preceitos do SUS que alberga a assistência do paciente como sujeito ativo na assistência do cuidar, respeitando a singularidade e individualidade de cada ser humano.
Assim, uma significativa constatação desta pesquisa considerando uma dimensão triangular articulada, que envolve a formação do professor, a prática pedagógica e os saberes docentes das professoras de enfermagem, é que a formação é continuada. No cotidiano da

Relacionados