2776802101/24

422 palavras 2 páginas
9 |INTERAGINDO COM O CONHECIMENTO
PARA VOCÊ FICAR FERA NO ASSUNTO...
No site abaixo, você poderá ler um texto que tece uma reflexão sobre as implicações do mito do letramento, discutindo o conceito de letramento, como se constrói o mito, e as dificuldades no ensino causadas pela variação linguística.
E então? Acesse já: Texto Letramento (Clique aqui)

Tarefa da Unidade 4
Elabore um texto, com suas palavras, diferenciando Letramento autônomo e Letramento ideológico. Nesse texto fale sobre o conceito, o lugar onde ocorre, enfim, tudo o que você souber. • [pic] Enviar Tarefa da Unidade 4. | | Psicologia cognitiva
Letramento autônomo: Acredita-se que aprendizado pode ser entendido e usado de uma única maneira, de forma autônoma, sem dependência de fatores sociais, nem de considerar seus contextos de uso, opondo oralidade e escrita. Depende exclusivamente da cognição (forma como os sentidos captam informações e o cérebro as percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos. Também o modo de conversão da forma de como se percebe o mundo para o cérebro), de cada indivíduo e não tem relação com o contexto onde o educando está inserido, que qualquer indivíduo pode chegar ao conhecimento sem considerar sua origem sócio-cultural.

Letramento ideológico: È constituído de diversos contextos sociais e culturais, assim cada comunidade e cada indivíduo nela inseridos apresentam diferentes graus de letramento, depende das relações sociais e de seus contextos de uso, assim quem dispor de maior grau de letratamento usufruirá dos benefícios que a escrita trás ao meio em que se está inserido. Vê-se que é conseqüente a consideração de grandes áreas de interfaces que englobam as práticas orais e letradas. Também que há o foco nas necessidades individuais de cada indivíduo sabendo que o grau de inclusão determinará os possíveis usos dos bens culturais inerentes à escrita, pois aqui se analisa o contexto em que se desenvolve.

Relacionados