276955510108

2084 palavras 9 páginas
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE EMILIA FERREIRO PARA A
HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL

INTRODUÇÃO
Muito se discute sobre o problema da alfabetização no Brasil. Nas últimas décadas tivemos um aumento de estudos e pesquisas para analisar o tema, centralizados ora na psicologia, ora na pedagogia, ora na psicolingüística, ora na sociolingüística, e ora na lingüística.
A partir da década de 1970, devido às altas taxas de repetência e evasão escolar, nas primeiras séries do primeiro grau, houve a urgência de se tratar a alfabetização sob novos ângulos.
Nesse momento histórico, os resultados das pesquisas de Emilia Ferreiro representaram grande contribuição para esses estudos e pesquisas. O desafio proposto por Ferreiro resultou da descoberta de compreensão de como as crianças adquirem o conhecimento sobre a escrita interagindo com esse objeto de conhecimento. Depois da publicação de Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño (1979), a carreira dessa pesquisadora foi marcada por uma série de publicações ininterruptas. Quando dos vinte anos de publicação desse livro de estréia, a pesquisadora recebeu várias homenagens no México, no Brasil e outros países. A pesquisa aqui por mim realizada trata-se de pesquisa documental e bibliográfica desenvolvida mediante seleção, organização e análise de fontes documentais referentes à produção escrita da pesquisadora Emilia Ferreiro sobre alfabetização, correspondente ao período de 1969 (ano de publicação de seu primeiro texto em francês) a 2002 (ano de publicação de seu texto mais recente). MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização: São Paulo-1876/1994. São Paulo:
Ed.Unesp; Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2000.2

Analisando a história da alfabetização em São Paulo, Mortatti (2000) elege quatro momentos cruciais. Segundo essa pesquisadora, no quarto momento , a partir do final da década de 1970 até os dias atuais, tem-se a disputa entre os partidários da “revolução conceitual”

Relacionados