2765599999000

526 palavras 3 páginas
Caminhão betoneira.
É um caminhão usado para o transporte de cargas na construção civil normalmente o concreto e obedece a normas internacionais.
O betoneira, assim denominado também no meio da construção civil, deve obedecer à capacidade máxima de volume definido pelo fabricante. é importante em :
1 Mistura do concreto na construção civil
2 Verificação do equipamento
3 Tipo de veículo ou caminhão
Mistura do concreto na construção civil

A velocidade de mistura (inicial quando é preparada a mistura na usina de concretagem) deve ser de 12 a 14 rpm (rotações por minuto), durante um tempo de no mínimo 5 minutos.
Quando transportado ou estacionado, após a carga, a velocidade de agitação deve ser de 2 a 3 rpm e antes de se iniciar a descarga na obra deve ser realizada uma agitação do concreto por 2 a 3 minutos com a velocidade de mistura, evita-se dessa forma a formação de bolhas no concreto e placas de endurecimento, que prejudicam toda a carga.
Verificação do equipamento Deve ser verificado periodicamente o estado das lâminas internas (facas), observando-se o desgaste e limpeza, não pode haver contaminação da carga anterior, pois cada pedido têm uma especificação fornecida pelo engenheiro responsável da obra.
O balão do caminhão-betoneira não deve possuir incrustações de concreto endurecido, caso contrário todo processo de mistura sera prejudicado.Poderá ser feita uma verificação da eficiência do caminhão betoneira moldando e ensaiando 3 exemplares de corpos-de-prova no início, meio e fim da descarga. O volume mínimo de entrega não poderá ser inferior a 1/5 da capacidade máxima do equipamento assim para um balão de 10 m³ de volume,teremos 2,0 m³. como volume mínimo de entrega a título de exemplo. A movimentação da betoneira se dá através de duas pequenas alavancas, que controlam o sentido de giro do tambor (balão) e a velocidade deste giro, ou seja, sentido horário para carregar o caminhão e homogeneizar a mistura e anti-horário para descarregar o

Relacionados