27510268850

1852 palavras 8 páginas
OBJETIVO

O objetivo desse trabalho é ampliar os conhecimentos sobre essa doença que atinge a população idosa, estabelecendo métodos de cuidados de enfermagem ao paciente a fim de proporcionar-lhe uma melhor qualidade de vida.

INTRODUÇÃO
A doença de Alzheimer é uma síndrome neurodegenerativa incurável e progressiva que afeta o idoso, causando declínio das funções cognitivas e o impedindo de relacionar-se com o mundo exterior e consigo mesmo.
Cada paciente apresenta uma evolução da doença, mas os sintomas característicos são comuns a maioria dos pacientes, iniciando com perda de memória e dificuldade em lembrar-se de fatos recentes.
A investigação do possível diagnóstico deve ser realizada a fim de iniciar o mais rápido possível um tratamento que retarde a evolução da doença, ou descartar outras possíveis suspeitas de síndromes demenciais.
A família deve receber informações sobre a doença e procurar buscar ajuda mútua para facilitar o trabalho do cuidador, fornecendo assim ao idoso, a atenção, proteção e o carinho necessários para que se diminua o impacto causado pela doença de Alzheimer.

DEFINIÇÃO
O Alzheimer (Alois Alzheimer, neurologista alemão que primeiro descreveu essa doença) é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição. Com a evolução do quadro, o Alzheimer causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação.
Cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos e 25% com mais de 85 anos podem apresentar algum sintoma dessa enfermidade e são

Relacionados