2745369601/08

346 palavras 2 páginas
CRIADORES DA CAPOEIRA Depois do período das revoluções de 1930 , o Governo de GETÚLIO VARGAS, procurou um apoio por parte do povo.
Tendo os dirigentes do País um espirito mais aberto em relação ás tradições populares, um Mestre de capoeira, MANUEL DOS REIS MACHADO, MESTRE BIMBA, que pediu e obteve autorização para abrir em Salvador a primeira Academia de Capoeira, sob o nome ASSOCIAÇÃO DE LUTA REGIONAL DA BAHIA.
MESTRE BIMBA criou um estilo próprio, integrando alguns golpes tirados do batuque e das artes marciais estrangeiras ( JIU-JITSU, JUDO, SAVATE....). (Mestre Bimba)
O estilo tirado do ensino de Mestre Bimba tem o nome de Capoeira Regional.
Pouco tempo depois, VICENTE FERREIRA PASTINHA, MESTRE PASTINHA, abriu a sua academia reivindicando uma “ Capoeira para o Homem, a Criança e a Mulher “.
Procurando manter os valores de dissimulação e da astucia e da tradição.
Mestre Pastinha desenvolveu-se com os valores citados, com o “ jogo de chão “, mais conhecido como Capoeira Angola
. (Mestre Pastinha)
A Capoeira se difundiu por todo o Brasil através dos ensinamentos destes 2 Mestres e dos seus alunos até aos dias de hoje.
Salvador, no entanto, perdeu a hegemonia- ou melhor , passou a dividi-la com Rio de Janeiro e São Paulo- devido á migração dos melhores elementos da sua “jovem guarda “ ( alunos) para essas 2 capitais.
Na Bahia encerrou-se um capítulo que teve como elementos mais conhecidos os Mestres BIMBA (Capoeira Regional )e PASTINHA
( Capoeira Angola ).
Mestre Bimba morreu em 1974 e Pastinha está afastado das suas aulas.
A estes dois Mestres contemporâneos , sucederam-se outros também já legendários Mestres Valdemar, Caiçaras, Canjiquinha, João Grande, Gato etc.
São estes homens os conhecedores e legítimos representantes da Capoeira praticada pela geração anterior de angolanos, mas sentem que a sua época acabou : sua escola de valores , seus conhecimentos e a sua filosofia são incompatíveis com a era tecnológica, a massificação do

Relacionados