2745091401/83

1531 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE DO SAG UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO

Pavimentação

Bauru
2013
Justificativa

As estradas sugiram bem antes do Império Romano, mas foi nele que tiveram uma rede gigantesca de caminhos pavimentados com blocos de rochas, com isso facilitava o controle do império alem de ajudar no transporte de mercadorias.
Naquele tempo essas estradas eram feitas com bloco de rochas fincadas no chão, mas com o avanço da tecnologia, esses caminhos começaram a ser feito com alcatrão, isso trouxe muita vantagens, pois era mais econômico e fácil de manusear. Estudos mais avançados descobriram que esse novo material causava câncer e portanto tiveram que ser substituí-lo por um novo material, o betume. Com isso surgiu os asfalto que é utilizado ate os dias de hoje nas pavimentações das rodovias, mas já existem estradas feitas com cimento portland.

Pavimentos
De acordo com a NBR 7207/82 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o pavimento é uma estrutura construída após a terraplenagem e destinada economicamente e simultaneamente em seu conjunto a: resistir e distribuir ao subleito os esforços verticais produzidos pelo tráfego; melhorar as condições de rolamento quanto à comodidade e segurança; e resistir aos esforços horizontais que nele atuam tornando mais durável a superfície de rolamento.
De uma forma geral, os pavimentos podem ser classificados em rígidos e flexíveis (SENÇO, 1997). Os pavimentos flexíveis, em geral associados aos pavimentos asfálticos, são compostos por camada superficial asfáltica (revestimento), apoiada sobre camadas de base, de sub-base e de reforço do subleito, constituídas por materiais granulares, solos ou misturas. Os pavimentos rígidos, em geral associados aos de concreto de cimento portland, são compostos por uma camada superficial de concreto de cimento portland (em geral placas, armadas ou não), apoiada geralmente sobre uma camada de material

Relacionados