27341 31804 1 PB 1

2862 palavras 12 páginas
BRAUDEL, Fernand. O modelo italiano, trad. Franklin de Mattos, São
Paulo, Companhia das Letras, 2007, 231 pp., il. (Col. História Social da Arte, coordenada por Sergio Miceli e Lilia M. Schwarcz)
SAHLINS, Marshall. Metáforas históricas e realidades míticas: estrutura nos primórdios do reino das ilhas Sandwich, trad. e apres. Fraya Frehse,
Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008, 157 pp., il. (Col. Antropologia Social, dirigida por Gilberto Velho)

Van Eyck, Braudel, Sahlins: a longa duração1
Luís Felipe Sobral
Mestrando em antropologia social pela Unicamp

To the smoke of events is opposed the rock of endurance. (Paul Ricoeur)

O casal se apresenta de frente ao espectador: ocupa o centro do quadro e fornece-lhe a medida humana de sua representação. Ele, vestido da cabeça aos pés em tons escuros, segura a mão dela, que traja um espesso vestido verde. Sobrepostas, a mão esquerda do marido ampara a mão direita da esposa, que, com a outra mão, segura uma parte do longuíssimo vestido; a mão direita dele, por sua vez, se dispõe vertical e paralelamente em relação ao seu corpo, o que acentua o caráter solene da cena.
À direita do casal, repousa o leito matrimonial; aos seus pés, o pequeno animal de estimação; à esquerda, uma janela, fonte de luz que torna débil a única vela acesa no candelabro suspenso sobre os retratados. No eixo

013_RA_Res_Sobral.pmd

395

24/03/2010, 16:41

REVISTA DE ANTROPOLOGIA, SÃO P AULO, USP, 2009, V. 52 Nº 1.

entre o candelabro e as mãos unidas ritualmente, encontra-se, alojado em sua moldura, um pequeno espelho circular, pendurado na parede ao fundo pela eficácia mágica da perspectiva. Eis que, ao olhar através deste espelho, vislumbra-se, em dimensão inversa e minúscula, a ampliação da cena descrita, o que permite tomar conhecimento da presença de outras duas pessoas. Finalmente, acima do espelho, em caligrafia rebuscada, lê-se: “Johannes de eyck fuit huic”.
Trata-se do quadro Retrato do casal Arnolfini, pintado por Van Eyck em 1434,2 e que se

Relacionados