27_o efeito do gluten

697 palavras 3 páginas
O EFEITO DO GLÚTEN NA DIETA
O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como o trigo, aveia, centeio e cevada (e seu subproduto malte). É responsável pela elasticidade das massas, pelo crescimento e umidade dos pães. Porém, o glúten é composto por duas frações proteicas que apresentam difícil digestão para o organismo humano e, por este motivo, algumas pessoas podem apresentar maior sensibilidade ou alergia ao glúten, resultando em efeitos prejudiciais à saúde.
Porque o glúten pode ser prejudicial à saúde?
O glúten é composto por duas frações protéicas:
1) Gliadina (encontrada nos produtos com trigo), avenina (encontrada na aveia), secalina (encontrada no centeio) ou hordeína (encontrada na cevada)
2) Glutenina - De todos estes componentes do glúten, a gliadina é a porção que nosso organismo não digere e, assim se torna um potencial agressor da mucosa intestinal. Seu consumo pode ser prejudicial não só para as pessoas que possuem a doença celíaca (alergia ao glúten), mas também para outros indivíduos, caracterizando um quadro chamado de hipersensibilidade alimentar (muitas vezes causado pela alta ingestão de derivados com glúten), que pode ser descoberta por meio de uma avaliação nutricional criteriosa e personalizada.

Os sinais e sintomas apresentados pelos indivíduos portadores de doença celíaca e hipersensibilidade ao glúten diferem muito. De forma geral, pacientes com doença celíaca apresentam sintomas gastrointestinais mais pronunciados, que incluem diarreia crônica, inchaço abdominal e flatulência; enquanto que nos pacientes portadores de hipersensibilidade ao glúten os sintomas gastrointestinais são menos evidentes.

Doença Celíaca







diarréia constipação inchaço abdominal e flatulência má absorção de nutrientes, acarretando em anemias e doenças ósseas atraso no crescimento e puberdade












dor abdominal fadiga dor de cabeça erupções cutâneas problemas neurológicos como

Relacionados

Outros Trabalhos Populares