26895044108

1119 palavras 5 páginas
O que é fundo de Saco de Douglas?

O Saco de Douglas é uma região anatômica do nosso corpo situada na parte inferior do abdômen, é a região intraperitoneal mais baixa do abdômen e por consequência é uma área onde podem se acumular líquidos que estão livres dentro da cavidade abdominal.
O fundo de Saco de Douglas também recebe o nome de escavação retrouterina ou bolsa de Douglas localiza-se posteriormente ao útero e separa a parte supravaginal do colo do útero e o corpo do útero da parte final do intestino (cólon sigmoide e reto).

Dois aspectos associados ao fundo de Saco de Douglas são comuns e geram muitas dúvidas:
Presença de líquido em fundo de Saco de Douglas
Ausência de líquido em fundo de Saco de Douglas
Fundo de Saco de Douglas livre

O líquido presente (ou ausente) no fundo de saco, geralmente, é exsudato (líquido com aspecto parecido à água), porém eventualmente pode ser pus (peritonite) ou sangue (sangramento ou hemorragia interna). Seu significado na presença de líquido pode ser muito variado (várias causas), os motivos mais comuns são exsudatos decorrentes de alterações hormonais e/ou edemas oriundos do ciclo menstrual normal da mulher. Ou seja, nem sempre significa a presença de uma doença ou problema de saúde.

Presença de Líquido em Fundo de Saco de Douglas é uma doença?
Não! Não tem nenhum significado médico na grande maioria das vezes, porém em alguns casos pode ser o sinal da presença de alguma doença ou problema de saúde.
Presença de Líquido em Fundo de Saco de Douglas causa dor?
Não! O líquido em fundo de Saco de Douglas por si só não causa dor abdominal e não causa dor nas relações sexuais. A causa dessa dor deve ser melhor investigada. 80% das mulheres que tem dor pélvica essas dores são causadas por problemas intestinais.
Presença de Líquido em Fundo de Saco de Douglas é perigoso?
O líquido em Fundo de Saco de Douglas não é perigoso o que pode ser perigoso é o que está causando o acúmulo desse líquido, porém na maioria das

Relacionados