2656262622

1668 palavras 7 páginas
Metodologia de Ensino
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tatiane Rosa
Prof. Joel Luís Corrêa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 8431) – Estágio III
Docência na Educação Infantil
10/12/2011

1 INTRODUÇÃO
Sabe-se que o brincar faz parte do universo infantil das crianças, mas do adulto também. Quem não tem saudades e um pouco de inveja, ao observar crianças brincando livremente, vendo a alegria, a espontaneidade com que executam a atividade lúdica?Nessas brincadeiras vê-se que o jogo é serio e prazeroso ao mesmo tempo.

Os jogos e brincadeiras mudaram muito desde o começo do século ate os dias atuais, em todos os países em qualquer cultura, em todos os contextos sociais, mas o prazer de brincar este não mudou. Questionas-se que brincadeiras podem-se aplicar hoje nos projetos escolares de educação infantil, como formação de sujeitos capazes de intervir na realidade de maneira critica e criativa?

A escolha desse tema como ponto de partida essas questões levantadas e a necessidade de conhecer a importância do brincar para a criança e sua influencia no comportamento e no progresso de aprendizagem, enfatizando os aspectos cognitivos é no jogo e pelo jogo que a criança torna-se capaz de atribuir significados diferentes.

O mundo do lúdico é um mundo onde a criança está em constante exercício. É o mundo da fantasia, da imaginação, do faz-de- conta, do jogo e da brincadeira. Podemos dizer que o lúdico é um grande laboratório que merece toda atenção dos pais e educadores, pois é através dele que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas, praticadas com emoção, prazer e seriedade.

Através do brinquedo e das brincadeiras ocorre a descoberta de si mesmo e do outro, portanto, aprende-se. É no brincar que a criança está livre para criar e é através da criatividade que o indivíduo descobre seu eu. Segundo Platão: “Você aprende mais sobre uma pessoa em

Relacionados