26504 34001 Universidade_Ciencia_AD

972 palavras 4 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância Unidade de Aprendizagem: Universidade e Ciência
Curso: Engenharia Civil
Professor: PATRICIA SCHLICKMANN ORLANDI
Nome do aluno: Italo Floriano Martins
Data: 09/05/2014

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Para entender a trajetória da Universidade, como instituição, contextualizamos durante nosso estudo os momentos históricos que marcaram a sua formação, desde a antiguidade ocidental. Assim, estudamos as principais etapas históricas que localizam a universidade no tempo, em especial no Brasil.
Com base neste comentário e no texto apresentado na unidade de aprendizagem, aponte e argumente um dos efeitos da Reforma Universitária de 1968, por meio da Lei n. 5540, para o ensino superior brasileiro. (3,0 pontos)

R: Atualmente, a universidade tenta combinar três grandes aspirações: aspiração do indivíduo ao saber, da humanidade à verdade, da sociedade ao progresso e para isso ela vem ampliando suas funções na tentativa de responder com uma função de ensino, de pesquisa e de extensão. Estamos com a educação superior de massa nas mãos, muito distanciada já daquela que prevaleceu até os 60. A expansão do ensino superior ganhou o mercado com a proliferação da rede privada criada para suprir demandas não atendidas pelo setor público. Após a revolução de 1968, ocorre a unificação do vestibular, passando a ser classificatório, a unificação das faculdades em universidades, sistemas de créditos e no ano de 2005, a criação do Projeto Universidade para Todos (ProUNI).
Essas iniciativas buscavam vincular o ensino superior aos mecanismos de mercado e á criação de mão de obra técnica para as multinacionais. O problema é que com o aumento progressivo das matrículas na rede

Relacionados