26423593437

336 palavras 2 páginas
A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 10. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.
O livro a escolacom que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir, de Rubem Alves, relata a realidade de uma escola dos sonhos, uma escola sem defeitos onde a palavra-chave é a união e todos são iguais semdistinção.
Em certos momentos o autor fala que a Escola da Ponte é uma escola em que todos deveriam conhecer iriam encantar-se com tal realidade que os alunos vivem a cada dia.
Na escola da Ponte todosse conhecem, todos se tratam bem, e todos ajudam todos. É um trabalho em equipe sem preconceitos e egoísmos. Rubem Alves traz uma visão diferente para se alcançar o aprendizado. Desaprender, voltar ever com os olhos da criança, retroceder e retratar o seu interior, seu reflexo, assinando o que se faz. Um recomeçar a aprender, uma liberdade para um novo aprender.
O relato da visita de Rubem Alvesa uma escola diferente da tradicional, a Escola da Ponte, um lugar onde alunos e professores convivem como amigos, onde não há turmas nem aulas convencionais, nem professores para cada disciplina. Láse compartilham espaços, dividem-se ambientes, somam-se ensinamentos, vive-se em conjunto. Aprende-se autonomia, sendo o ensino um ato de colaboração mútua entre alunos e professores, numa verdadeiraexpressão de solidariedade.
Quando falo escola dos sonhos é porque em nossa realidade não existe esse modelo de escola, vivemos em um mundo de preconceitos, onde a educação é sempre posta em últimoe acompanhada por cinismos e egoísmos, onde cada um vive por si, e os “programas”, são obrigatoriamente cumpridos.
Haveria em algum lugar uma forma de criar uma escola assim, como a Escola da Ponte?A Escola da Ponte é um espaço onde vive o que se aprende, e aprende o que é vivido. A escola dos sonhos, um lugar mágico, um lugar onde vivem em cooperação, onde vive a aprendizagem conforme

Relacionados

  • colaçao
    1945 palavras | 8 páginas