264.384.110 07

3405 palavras 14 páginas
1 INTRODUÇÃO

A contabilidade surgiu quando o homem deixou de ser nômade e passou a dedicar-se à agricultura e ao pastoreio. Com essa mudança ele se fixou em uma determinada área e passou a ter domínio sobre ela, nascendo a idéia de propriedade. Tornou-se sedentário, porém vivendo em comunidade, realizando suas trocas de produtos e mercadorias, com isso cada um passou a criar sua própria riqueza, surgindo a necessidade de controlar o patrimônio que posteriormente seria repassado aos seus descendentes como herança. A história revelou que as primeiras escritas contábeis datavam do término da Era da Pedra Polida e como ser pensante e inteligente já tinha em foco como objeto de seus registros , o patrimônio, embora de forma rudimentar.
A contabilidade vem evoluindo lado a lado com a humanidade. Com a criação do comércio ela passou a registrar as variações dos seus bens. Na Itália, em 1202, foi publicado o livro “Liber Abaci” de Leonardo Pisano. Estudavam-se, na época, técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, etc., tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros. O aperfeiçoamento e o crescimento da Contabilidade foram a consequência natural das necessidades geradas pelo advento do capitalismo, nos séculos XII e XIII. O processo de produção na sociedade capitalista gerou o acúmulo de capital, alterando-se as relações de trabalho. O trabalho escravo cedeu lugar ao trabalho assalariado, tornando os registros cada vez mais complexos.
Com o fortalecimento da sociedade burguesa, a partir do século XV apareceram as primeiras corporações e consequentemente os registros priorizavam por um maior controle do patrimônio e o Estado, também tinha que acompanhar estes registros, pois deveria ter maior controle e rigor na cobrança de Impostos. A contabilidade tornou-se uma necessidade para estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava com a descoberta das Américas.
A obra do Frei Luca Pacioli “ Tratctus de Computis

Relacionados