26309 33444 AD_Criminalistica_raymara

1759 palavras 8 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Criminalística e Investigação Criminal
Curso: Tecnologia em Segurança Pública
Professor: Márcia Cristiane Nunes Scardueli

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1 No sistema processual penal brasileiro, de acordo com o que dispõe a Constituição da República de 1988 e o Código de Processo Penal, explique qual(is) o(s) sistema(s) de apreciação das provas em vigor. (3,0 pontos)

R: O sistema de apreciação de provas na processualística penal Brasileira em vigor é o da persuasão racional, também denominado de sistema da livre convicção, expresso no art. 155 do Código Processual Penal Brasileiro: “o juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova produzida em contraditório judicial.” (BRASIL, 2008). Ou seja, temos um sistema processual penal que permite todos os meios de prova, a princípio, com o mesmo valor probatório.

2 Cite e explique quais as estratégias e técnicas que as instituições de segurança pública podem usar para enfrentar as organizações criminosas utilizando a legislação vigente e as técnicas de investigação vistas no material didático. (3,0 pontos)

R: Técnicas de interrogatório, onde o interrogador tem o dever de conhecer o fato que investiga, melhor do que o investigando, a fim de que saiba fazer as perguntas com pertinência, segurança e sabedoria, demonstrando firmeza e seriedade. As técnicas de interrogatório mais utilizadas são: As técnicas de abordagem dos fatos, onde eles acontecem dentro de uma estrutura de tempo, espaço, ação e resultado. Porém, quando alguém vai narrá-los, nem sempre o faz obedecendo a uma sequência real desses fatos dentro daquela estrutura. Pode acontecer que o interrogador, para favorecer a

Relacionados