262490630132

3286 palavras 14 páginas
Introdução
As organizações devem preocupar se não só em atender as necessidades de seus clientes, mas principalmente exceder suas expectativas. Desta forma, deve se entender todas as necessidades e expectativas dos clientes em relação ao preço, produto, prazo de entrega confiabilidade, etc. Para isso, as organizações devem gerar mecanismos de comunicação entre cliente e organização, proporcionando a mensuração da satisfação dos clientes, gerenciando dessa forma o relacionamento com os mesmos.Assim,a empresa poderá formular suas estratégias e políticas para gerir seu relacionamento com seusclientes, adequando os objetivos e metas da qualidade ás suas necessidades e expectativas melhorando dessa forma seu gerenciamento operacional e seu capital.

1-Princípios da Gestão da Qualidade
A gestão da qualidade pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas.
Desta forma, a gestão da qualidade não precisa, necessariamente, implicar na adoção de alguma certificação embora este seja o meio mais comum e o mais difundido, porém, sempre envolve a observância de alguns conceitos básicos, ou princípios de gestão da qualidade, que podem e devem ser observados por qualquer organização. Os princípios são:

1.1- Foco no cliente: Qualquer organização tem como objetivo de sua existência a satisfação de determinada necessidade de seu cliente, seja com o oferecimento de um produto ou serviço. Portanto, o foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da qualidade que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente sejam elas atuais ou futuras e mesmo a superação das expectativas deste;

1.2- Liderança: Cabe aos líderes em uma organização criar e manter um ambiente propício para

Relacionados