25944761422

460 palavras 2 páginas
Mineração: uma atividade de risco

Introdução
Atividade exercida há milhares de ano pelos romanos, a mineração foi amplamente explorada durante a revolução industrial, iniciada na Inglaterra no século 18.
O crescimento das minas nos séculos seguintes dependeu em grande parte das longas e perigosas jornadas de trabalho de homens, mulheres e crianças.

Segundo trabalho mais perigoso do mundo
Apesar da Organização Internacional do Trabalho não ter um estudo detalhado sobre mortes entre as profissões, o trabalho de extração mineral e petróleo já foi considerado o segundo trabalho mais perigoso do Brasil pela Fundacentro órgão ligado ao Ministério do Trabalho em 2012.

Minas subterrâneas como funcionam
A mineração subterrânea é uma técnica utilizada para acessar os minérios e minerais mais valiosos que esteja, localizados a vários metros de profundidade abaixo da superfície da terra, de modo que, para isso, são usadas diversas técnicas e máquinas diferentes. Este método de mineração contrasta com a técnica de mineração a céu aberto, na qual as camadas superficiais do solo são retiradas, facilitando o acesso aos minérios.
As empresas optam por usar a mineração subterrânea quando os depósitos de minério estão situados a uma profundidade tão extensa que a mineração de superfície não será capaz de atingir as reservas de minérios. Para que seja um processo seguro e eficaz, a mineração subterrânea exige um elaborado planejamento logístico, mesmo com o emprego dos métodos mais modernos de mineração subterrânea mecanizada. A mineração é iniciada com o trabalho de máquinas e equipamentos pesados, e somente depois que a terra já foi bastante escavada e está totalmente escorada, é que os trabalhadores entram em ação com a escavação manual e coleta dos minérios.
O primeiro passo para a mineração subterrânea é o desenvolvimento da mineração, no qual alguns eixos são cavados no local para tornar mais fácil o acesso aos minérios. Durante esta fase, além dos eixos,

Relacionados