258391990159

3326 palavras 14 páginas
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DAS
VERTENTES
ANTONIO J. G. VELOSO
Universidade Federal Fluminense

Ainda que quase toda a superfície terrestre seja formada por encostas e a compreensão de suas formas e processos naturais atuando nelas seja fundamental para a Geomorfologia e a Engenharia, sua análise ambiental só recentemente começa a receber atenção dos vários profissionais envolvidos com o assunto. Podemos definir uma vertente simplesmente como um elemento da superfície terrestre inclinado em relação à horizontal. Desta maneira uma vertente possui um gradiente, dando uma direção ou orientação no espaço.
O fato de que muitas superfícies terrestres sejam inclinadas é muito relevante. A água das chuvas flui rapidamente pelas encostas mais escarpadas, tanto sobre o terreno, quanto se infiltrando no solo, e contribui para o movimento de partículas de rocha, solo, e material dissolvido. Se a vertente é bastante escamada, os materiais podem escorregar ou rolar sem a interferência de qualquer agente externo como, por exemplo, as águas correntes. Chamamos isto de processos de transporte nas encostas. Os processos de transporte retiram rochas ou pedaços do solo de um lugar (intemperismo), transportam-no a alguma distância abaixo da linha das vertentes mais íngremes e depositam-no de novo em outro local (erosão). Conforme ocorrem o intemperismo, o transporte e a deposição em outro local, a que denominamos erosão, a forma ou geometria das vertentes, e também de toda a superfície terrestre, e moldada nas paisagens que observamos. As encostas fornecem o poder original para estes processos que moldam as paisagens por permitir que a gravidade, que em geral atua verticalmente, atue com um componente lateral.
ALGUNS TERMOS BÁSICOS:
As vertentes são locais onde ocorrem o intemperismo, o transporte e deposição de materiais.
O estudo das encostas e dos processos que nelas ocorrem requer uma descrição cuidadosa e precisa das encostas e geralmente é feita com

Relacionados