2566422070

1667 palavras 7 páginas
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
JOÃO BATISTA DA SILVA

Comunicar-se na era Digital

BRASÍLIA-DF
25-05-2008
JOÃO BATISTA DA SILVA

Comunicar-se na era Digital

Trabalho apresentado ao Curso: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.
Orientador: Prof(a): Paula Fernandes guerra Medina

BRASÍLIA – DF

25-05-2008

“Comunicar-se na era digital”

Não é de hoje que o conhecimento desempenha um papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representam estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas saber muito sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para a organização. É quando aliada a gestão que ela faz a diferença.

A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. E é neste contexto que o conhecimento, ou melhor, que a gestão de conhecimento faz a diferença, se transformando em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas de das empresas. Dando como exemplo, a KM do inglês Knowledge Management.

ENTENDENDO O QUE É KM

A maioria dos executivos ouvidos (55,9%) entende que KM é a modelagem de processos corporativos a partir do conhecimento gerado (veja gráfico 1,abaixo). Ou seja, KM seria a estruturação das atividades organizacionais encadeadas interna e externamente, com base em parâmetros gerados pelo monitoramento constante dos ambientes interno e externo (mercado, cadeia de valor etc.). Dessa forma, para a maioria das empresas, KM é um sistema de gerenciamento corporativo. Elas afirmam, corretamente, que se trata muito mais de um conceito gerencial

Relacionados