256640510132

1923 palavras 8 páginas
FACULDADE PITÁGORAS

CARLOS CRISTIANO ARAÚJO

TEMPO PERDIDO COM O USO DE UMA BOBINADEIRA MANUAL
TRANSFORMAR A BOBINADEIRA EM AUTOMATICA

SOROCABA/VOTORANTIM
2013
FACULDADE PITÁGORAS

TEMPO PERDIDO COM O USO DE UMA BOBINADEIRA MANUAL
TRANSFORMAR A BOBINADEIRA EM AUTOMATICA

Trabalho final para a disciplina de Metodologia Científica apresentado ao curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade Pitágoras.

Prof. Célia

SOROCABA/VOTORANTIM
2013
SUMÁRIO

1. RESUMO
2. INTRODUÇÃO 2.1. Generalidades 2.2. Objetivos 2.3. Metodologia
3. MOTOR DE INDUÇÃO 3.1. Método de comando de motores de indução 3.2. Partida direta 3.3. Partida estrela - triangulo 3.4. Partida eletrônica (soft starter)
4. TEMPO PERDIDO
5. AUTOMAÇÃO DA MAQUINA DE ENROLAR BOBINAS
6. CRONOGRAMA
7. CONCLUSÃO
8. BIBLIOGRAFIA
9. ANEXO

RESUMO

O presente trabalho trata do desenvolvimento de uma proposta para a automatização do sistema de enrolamento de motores elétricos, buscando viabilizar um sistema eficiente, seguro e de qualidade. Cresce cada vez mais o número de sistemas enrolamento de motores elétricos automatizados e informatizados.
Com a diminuição de perdas e energia confirmam as vantagens de utilização desta técnica, foram identificados os problemas do atual sistema e, então, elaborada uma proposta que sugere um sistema automatizado que opere de forma confiável.
Palavras-chave: Automatização, Enrolamento de motores trifásicos, Motor de indução..

2. INTRODUÇÃO

2.1 Generalidades
Devido a observação do sistema de enrolamento de bobinas para motor, pude notar que o tempo perdido com o enrolamento manual é muito grande. Analisando este problema foi gerado um questionário com perguntas abertas e

Relacionados