25545410981

13540 palavras 55 páginas
O Valor Turístico: (Re)Definindo a Economia do Turismo - Out/03

Voltar

1.Introdução

Na compreensão da sociedade at large, e, não somente da esfera mercantil, o turismo se apresenta como um processo de produção social com distinções marcantes daqueles observáveis em demais campos da produção humana.
Texto dividido em 2 partes - 1º Parte - 2º Parte

Entende-se uma relação de produção como uma relação social, e, dialeticamente, uma relação social como uma relação de produção - não no sentido fáustico como descrito na narrativa de Goethe - passa-se a entender a história das realizações humanas materiais e abstratas como elemento para a manifestação fenomênica do turismo. Mesmo que estas se transformem em mercadorias no circuito de valorização do capital, e, portanto, constituídas da qualidade de serem úteis e serem valores de troca, há que se buscar o algo que as consubstanciem como valor reproduzível.
No campo das idéias, há que se construir um escopo teórico que explique a forma (e a essência) pela qual múltiplos elementos - sejam eles ambientais, históricos, negociais, religiosos ou técnicos que mobilizam o deslocamento de pessoas - são metamorfoseados em mercadoria. O valor turístico representado no conjunto dos elementos sociais é o objeto de estudo deste trabalho e a investigação do conceito de valor - na ciência econômica - e a forma como este conceito é absorvido e tratado pelas teorias econômicas que analisam o turismo são o meio para se obter uma construção teórica alicerçada nos processos que dão origem, agregam, transformam e validam este valor, como também, aquele processo que busca entender sua esfera de valorização e a forma para mensurar seus impactos.

2.Concepções teóricas de economia do turismo

Segundo McIntosh, Professor Emérito da Michigan State University, apesar da grande produção científica que o turismo já desenvolveu, há necessidade de se construir uma teoria que fuja dos estudos de casos das ciências aplicadas,

Relacionados