2545845984452

1460 palavras 6 páginas
os ventos (energia eólica);

- da luz do sol (energia solar);

- da água e do vapor produzidos pelos reservatórios subterrâneos (energia geotérmica, termo formado pelo prefixo geo, que significa terra, e pela palavra térmica, que quer dizer calor); e

- da energia química acumulada em plantas (biomassa).

Tecnologias para novas fontes de energia estão sendo desenvolvidas e são relevantes na redução das emissões de GEEs. Embora a energia solar seja a mais importante fonte de energia renovável, as tecnologias para o seu aproveitamento são as mais caras atualmente. Outras fontes de energia, com baixa emissão de CO2, estão sendo implementadas, como a energia nuclear. Embora continue sendo uma das soluções para a crise energética no mundo, discussões em torno desse tipo de energia causam polêmicas, devido aos riscos que representam à segurança da população – principalmente após os recentes episódios de terremotos no Japão, onde reatores atômicos foram danificados. A energia nuclear é liberada pela chamada "fissão dos átomos", que é a energia do núcleo atômico do urânio, do plutônio ou do tório, transformada em calor.

Algumas dessas novas fontes de energia já apresentam retornos econômicos e financeiros satisfatórios tanto para os investidores quanto para a sociedade, protegendo o meio ambiente.

As tecnologias estão em diferentes estágios de desenvolvimento e evidenciam considerável potencial para o futuro. As soluções devem conciliar a comercialização de tecnologias já prontas para o mercado e a pesquisa em curto prazo com o desenvolvimento e comprovação da eficácia das tecnologias em longo prazo. Alguns exemplos são:

- as tecnologias para capturar e armazenar carbono em larga escala, que ainda passam por ajustes técnicos;

- a segunda geração de biocombustíveis para uso em transportes deverá sair dos testes de laboratório para comercialização plena até 2030;

- veículos elétricos devem passar a ser produzidos em larga escala mundial.

Importantes

Relacionados