254564695

790 palavras 4 páginas
Pergunta 1
Segundo Fernandes (1996, p.40), “apesar de a preocupação voltada para organizar o trabalho ter sido uma constante desde o advento da administração científica, só recentemente as empresas vêm-se preocupando com a satisfação do trabalhador na execução de suas tarefas”. Com qual intuito as empresas têm se preocupado com a qualidade de vida no trabalho? a. Bem-estar geral do trabalhador. b. Busca de aumento de produtividade. c. Evitar que os funcionários faltem no trabalho. d. Maior segurança no trabalho. e. Nenhuma das anteriores.
0,25 pontos
Pergunta 2
Drucker (1995, p.51) assinala que hoje todas as organizações dizem: “as pessoas são o nosso maior ativo”. De acordo com o texto visto, no Brasil a qualidade de vida no trabalho já é uma realidade na maioria das organizações? a. Sim, no Brasil 90% das empresas possuem programas de qualidade de vida. b. Não, somente empresas multinacionais possuem estes programas. c. Não, embora muitas empresas acreditem nos programas, mas ainda não os colocam em prática. d. É uma realidade somente nas empresas no Sul e Sudeste. e. Nenhuma das anteriores.
0,25 pontos
Pergunta 3
A qualidade de vida no trabalho é bastante discutida ultimamente, e quando realizamos uma pesquisa numa empresa que possui este tipo de trabalho, podemos perceber aspectos facilmente nos seus funcionários. Sobre estes aspectos percebidos sobre a QVT é verdadeiro: a. segurança e confiança na gestão. b. gestores amigos dos funcionários. c. clima organizacional competitivo e organizado. d. visão estratégica da empresa. e. todas as sentenças acima são verdadeiras.
0,25 pontos
Pergunta 4
Oliveira et alii (2001) afirmam que, em ambientes competitivos, a gestão de pessoas assume um papel de maior importância em grande parte das organizações. Um fator primordial deve ser estabelecido pelo RH como prática. Assinale a sentença verdadeira: a. ser estratégico, tomar decisões sem considerar a cultura da empresa.

Relacionados