2541012

1973 palavras 8 páginas
Behaviorismo, é uma área da psicologia, que tem o comportamento como objeto de estudo, o behaviorismo surgiu como oposição ao funcionalismo e estruturalismo, esta palavra tem origem no termo behavior, que em inglês significa comportamento ou conduta. O behaviorismo contempla o comportamento como uma forma funcional e reacional de organismos vivos. Esta corrente psicológica não aceita qualquer relação com o transcendental, com a introspecção e aspectos filosóficos, mas pretende estudar comportamentos objetivos que podem ser observados. John Watson é considerado o pai da psicologia científica pois demarcou-se de forma radical te toda a psicologia tradicional, que tinha por objectivo o estudo da consciência e por método a introspecção. Não nega a existência da consciência nem a possibilidade do indivíduo se auto-observar, mas considera que os estados de espírito bem como a procura das suas causas só podem interessar ao sujeito no âmbito da sua vida pessoal.
Segundo ele, só se pode estudar directamente o comportamento observável, isto é, a resposta do indivíduo (R) a m dado estimulo (E) do ambiente. E, tal como em qualquer outra ciência, cabe ao psicólogo decompor o seu objecto – o comportamento – nos seus elementos e explicá-los de forma objectiva, recorrendo ao método experimental.
É importante salientar que, para os behavioristas, estímulo é o conjunto de excitações que agem sobre o organismo. O estímulo pode ser assim qualquer elemento ou objecto do meio ou ainda qualquer manifestação interna do organismo (exemplo: a picada de um agulha; contracções do estômago…). Para os behavioristas, a resposta é tudo o que o animal ou o ser humano faz (exemplo: afastar a mão, saltar, chorar…). O comportamento é o conjunto de respostas objectivamente observáveis activadas por um conjunto complexo de estímulos, provenientes do meio físico ou social em que o organismo se insere. Watson chegou mesmo a estabelecer uma fórmula que prevê o comportamento: R =f(s), isto é, a

Relacionados