2537556489654444

295 palavras 2 páginas
FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
PROF. DR. SAULO CÉSAR PAULINO E SILVA
Aula do dia __/___/2014
Estudo do texto:
Formação Docente e a Fonética e Fonologia: o Ensino da Ortografia
Questões de interpretação (responder no caderno)
1. Lendo-se o título do texto, pode-se afirmar que ele antecipa para o leitor o assunto que será desenvolvido? Responda com as suas palavras.
2. Pode-se afirmar que esse texto é um artigo acadêmico? Por quê?
3. Quais são os objetivos da pesquisa, apresentados pela pesquisadora?
4. Segundo a pesquisador, o trabalho por ela apresentado se caracteriza como um “estudo de caso”. O que isso significa?
5. Explique com suas palavras o trecho retirado do texto:
“Desvios em relação à norma ortográfica são comuns, entre alunos de diversas faixas etárias, o que significa que o problema merece atenção também nos ciclos finais do Ensino Fundamental e não somente na fase de alfabetização, em que é comum, senão central, a preocupação com a aprendizagem das corretas correspondências entre som e letra e da norma ortográfica”
6. Qual é a ideia principal do texto? Fale sobre isso.
7. No sub-item “ Algumas considerações sobre o ensino da ortografia” , Haupt faz referência aos PCNs. Você saberia dizer o que significa essa sigla?
8. Leia o trecho abaixo, retirado do texto, e diga o que você entendeu.
“Uma escola que continua tendo como objeto base uma língua, ou a produção de uma língua cristalizada, apartada da língua orgânica, dinâmica e calcada em uma necessidade comunicativa real está fadada ao insucesso”.
9. Qual passagem do texto você achou mais interessante? Localize essa informação no texto e, posteriormente, justifique.
10. Pode-se afirmar que a entrevista de Magda Soares está, de certa forma, relacionada com o assunto deste texto? Por quê?

Relacionados