253005060

1035 palavras 5 páginas
CRESCIMENTO POPULACIONAL NO BRASIL.

A partir de 1960, no Brasil houve um crescimento populacional discrepante em relação às ultimas décadas anteriores, com isso o Brasil hoje ocupa a quinta posição dos países mais populosos do planeta, perdendo somente para China, Índia, EUA e Indonésia.
A questão que ocorrem e devido a uma dinâmica demográfica: Migração e o crescimento vegetativo.
Conforme (IBGE), em 2042, a população brasileira será de aproximadamente 228 milhões de pessoas, nesse mesmo ano a taxa de crescimento vegetativo será de 0,24, bem diferente da década de 1950, que apresentou taxa de crescimento vegetativo positivo de 2,40%.
O Crescimento vegetativo e o principal responsável pelo o aumento populacional, nos últimos 50 anos houve uma explosão demográfica e um aumento de 130 milhões de indivíduos. Mas pesquisas aponta que nos últimos anos nossa população vem com uma cultura diferenciada. A queda da fecundidade da mulher e o planejamento familiar acompanhados de métodos de prevenção á gravidez, são alguns fatores que podem contribuem para a redução do crescimento populacional.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a população brasileira atingiu a marca de 190.1755.799 de habitantes.
Nos anos 60, as mulheres brasileiras tinham uma média de 6,3 filhos, hoje essa média é de 2,3 filhos, que está abaixo da média mundial, que é de 2,6.
Mas isso não seria tão bom, pois com a queda da fecundidade e o aumento de expectativa de vida, vai provocar uma população futura idosa. Isso é vamos passar de uma população jovem para uma população idosa, se tornarnando um desafio para os governantes e sociedade para administra lós.
As mulheres estão procurando a maternidade somente nos 28 anos, isso e resultado que elas estão dando preferência para os estudos e vida pessoal individual do que uma possível formação de família. Mas população brasileira não irá reduzir rapidamente, pois a expectativa de vida está aumentando, em virtude do

Relacionados