25254454554

2915 palavras 12 páginas
TEATRO DE ARENA
O Teatro de Arena de São Paulo iniciou suas atividades em 11 de abril de 1953, sob a direção de José Renato. Na verdade, a primeira experiência em “arena” aconteceu na Escola de Arte Dramática de São Paulo – EAD, quando Renato, ainda aluno, por intermédio de seu professor, o crítico teatral do jornal O Estado de S. Paulo informou-o sobre essa nova modalidade de espaço, em experiência feita nos Estados Unidos, pela diretora Margo Jones. O fato, naquele momento que mais atraia os alunos eram as facilidades econômicas e de espaço que a nova forma propiciava. Era possível montar espetáculos em qualquer lugar, dispensando cenários. Mais tarde, a disposição em arena, aproximando o público dos atores irá suscitar experimentos também em interpretação.
Foi assim que o primeiro espetáculo demonstrativo deu-se na EAD, em 1951, com a peça “O Demorado Adeus”, de Tennessee Williams, dirigido por José Renato. Uma vez formado, ele e seus companheiros Geraldo Mateus, Emílio Fontana e Sérgio Sampaio fundam a organização “Teatro de Arena de São Paulo”, fazendo sua primeira apresentação nas dependências do Museu de Arte Moderna, ainda na rua 7 de abril, nº230. “Esta noite é nossa”, de Stafford Dickens, dirigida pelo próprio José Renato foi a peça de estréia, reunindo os jovens atores: Renata Blaustein, Monah Delacy, Sérgio Britto, John Herbert e Henrique Becker.
O comentário, no noticiário teatral do jornal O Estado de S. Paulo é esclarecedor: “A estréia de hoje no Museu de Arte Moderna reveste-se de especial importância porque introduz no nosso teatro profissional uma nova técnica de apresentação, em que os atores são colocados no centro da sala de exibição como nos circos, ficando circundados pelos espectadores. Referimo-nos naturalmente ao chamado teatro de arena, idéia que nasceu nos Estados Unidos, por motivos de ordem econômica, mantendo-se e desenvolvendo-se, contudo, por motivos também artísticos, isto é, pela intimidade, pela comunicação que estabelece

Relacionados