2525 14102 1 PB

7277 palavras 30 páginas
LEVANTAMENTO DE QUANTITATIVOS DE OBRAS:
COMPARAÇÃO ENTRE O MÉTODO TRADICIONAL E
EXPERIMENTOS EM TECNOLOGIA BIM

Adriana de Paula Lacerda Santos1
Cristiano Eduardo Antunes2
Guilherme Bastos Balbinot3

RESUMO: No mercado competitivo atual ressalta-se a importância da avaliação precisa dos custos dos empreendimentos de construção civil. A determinação desses custos é feita por meio do processo de orçamentação. Os orçamentos de obras compreendem, como passo preliminar, no levantamento dos quantitativos de serviços e de insumos. O levantamento das quantidades é, historicamente, realizado a partir da análise do projeto desenvolvido, das especificações técnicas e das plantas construtivas. Esse método pode, muitas vezes, apresentar-se falho, afetando, frequentemente, a tomada de decisão das empresas. Assim, este artigo busca analisar como a utilização de software BIM pode aprimorar o processo de levantamento de quantitativos. Para tanto, foram desenvolvidos três experimentos, comparando-se as diferenças entre o método convencional e os assistidos por software BIM.
Observa-se que por meio da tecnologia BIM pode-se vislumbrar uma nova maneira de levantar quantitativos de obras, apontando-se como principais vantagens sobre o método tradicional a precisão e a rapidez dos levantamentos.
Palavras-chave: Orçamento. Levantamento de quantitativos. Building Information Modeling.

1

INTRODUÇÃO
A construção civil no Brasil, a partir de 2006, encontra-se no melhor momento dos

últimos 24 anos (DIEESE, 2011). Isso demonstra os resultados dos investimentos e políticas de incentivo à construção realizados pelo Governo Federal, citando-se as obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o Programa Minha Casa Minha Vida e a redução dos impostos de 41 insumos, entre eles o cimento e o aço.

Doutora em Engenharia Civil, Programa de Pós graduação em Engenharia de Construção Civil – PPGECC, UFPR
(Universidade Federal do Paraná), Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: adrianapls@ufpr.br.
2 Mestre

Relacionados

  • inventor
    157945 palavras | 632 páginas