252445896

610 palavras 3 páginas
A NO BRASIL E NO MUNDO .
TIPO DE TEXTO:DISSERTATIVO

A eutanásia é um tema muito polêmico dentro da sociedade porque o que está em pauta é a vida de um ser humano limitado mentalmente a decidir de continua “vivendo” ou se o aparelho que lhe mantém deve ser desligado. De um lado a opinião de representantes da Igreja católica de outro a legislação brasileira que ainda não possui leis que tratem diretamente do assunto.
Essa é uma questão que envolve religião e os direitos constitucionais .Aqui no Brasil ainda não existe lei que libere ou proíba a eutanásia apesar de tentativas já terem sido feitas a exemplo do senador Gilvan Borges 1996 a favor da eutanásia, porém arquivada pela justiça. Quanto á Igreja Católica estase posiciona totalmente contra pregando que a vida é o bem mais precioso que temos para ser tirada dessa forma.
Em outros países como na Holanda e Suíça a morte para o “bem” da vítima em estado terminal é liberado uma vez que concedida pelo paciente consciente ou em pacientes inconscientes com a liberação de médicos especializados que aplicam uma dose letal de remédios neste.
Ainda a eutanásia divide opiniões de muita gente e entidades religiosas com princípios e valores diferentes. Ao contrário de certos países aqui no Brasil não temos leis que determinem o que fazer em tais situações dificultando a chegada de uma conclusão .
A prática da eutanásia é feita ou não consoante os diferentes países. Apesar desta não ser legal, já há países (ainda muito poucos), onde esta prática é feita, nomeadamente: nos EUA, a Califórnia e o estado de Oregon, Holanda, Bélgica, Suíça e Áustria, onde já é legal, o resto do mundo ainda não aprova esta prática, pois a palavra eutanásia é mais complexa do que se pensa pois envolve vários aspectos, como os morais ou éticos que muda de país para país, daí a eutanásia não ser aceite da mesma maneira de num país e noutro de outra forma.
Mesmo nos países onde a prática é feita, cada um tem as suas “regras”, sendo feita de

Relacionados