2514115175612316131148113146

325 palavras 2 páginas
Gestão do conhecimento
Etapa 1
Passo1

Questões

(a)Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
R: Através de suas práticas e valores tornando a gestão de conhecimento uma rotina dentro da empresa de forma espontânea e não dependente de ferramentas e tecnologias, sempre com iniciativas e conquistas que valorizam a prática de relacionamentos.
(b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
R: É importante limitar a tecnologia e salientar a importância entre pessoas uma vez que gestão de conhecimento não se limita ao uso de tecnologias que neste caso são apenas meio ao contrário das pessoas, nada criam.
(c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?
R: É de extrema importância manter a boa comunicação entre o colaborador e o seu superior, pois assim, identificado que determinado colaborador precisará se afastar da organização, esse é o momento de promover o conhecimento deste funcionário e retê-lo expandindo-se entre outros colaboradores. É uma ótima oportunidade para um brainstorming, para estimular a discussão, o registro em processos, o compartilhamento organizado.

3)Descreva os quatro processos de conversão do conhecimento-Modelo SECI –e fazer um desenho ilustrativo:

R: Socialização: Configura o processo de compartilhamento de experiências e viabiliza a criação do conhecimento tácito. Internalização: consiste na articulação do conhecimento tácito em explicito através de ações que possam ser entendidos pelos outros seja esta ação um dialogo ou reflexão coletiva. Combinação: é o processo de sistematização do conhecimento explicita em um sistema de conhecimento onde os indivíduos trocam e combinam conhecimento explicito de forma sistemática. Internalização: consiste na incorporação de conhecimento explicito sob a forma de conhecimento tácito. Este processo ocorre através do “aprender fazendo”, pela verbalização, diagramação e modelos mentais. Quando a maioria dos

Relacionados