251209220191

2747 palavras 11 páginas
Filo Chlorophyta As clorófitas compartilham características importantes com as plantas terrestres (embriófitas), como a presença de clorofilas a e b, reserva de carboidratos em forma de amido, parede celular constituída por celulose e o padrão de organização dos microtúbulos associados aos corpos basais (centríolos) na base dos flagelos. Tais semelhanças, associadas a dados moleculares, fazem das algas verdes e das plantas terrestres um grupo monofilético, conhecido como viridófitas.

Através de estudos citológicos e moleculares podemos reconhecer dentro das algas verdes várias classes, dentre as quais destacam-se Chlorophyceae, Ulvophyceae e Charophyceae. As características citológicas capazes de diferenciar classes estão associadas à divisão celular. Nas algas pertencentes às Chlorophyceae o fuso mitótico não é persistente e um novo sistema de microtúbulos, o ficoplasto, desenvolve-se paralelamente ao plano de divisão celular assegurando que o sulco de clivagem, resultante da invaginação da membrana plasmática, placa celular passe entre os dois núcleos filhos. Nas outras classes de clorófitas, os fusos mitóticos persistem até serem rompidos pela formação de um sulco ou crescimento de uma placa celular. As Ulvophyceae apresentam o fuso persistente mas não têm placa celular, sendo a divisão realizada pelo sulco de clivagem. Algumas Charophyceae têm um fragmoplasto idêntico àquele das plantas terrestres, sendo que essa estrutura está orientada perpendicularmente ao plano de divisão celular e orienta o crescimento da placa celular.

Classe Chlorophyceae

Essa classe é constituída por organismos de água doce que podem ser unicelulares ou coloniais. O seres unicelulares e coloniais podem ou não apresentar flagelo. Colônias móveis, como as de Volvox, têm seus indivíduos unidos glicocálice, sendo que os flagelos nessas colônias se apresentam voltados para o meio circundante. As colônias não-móveis, que incluem o gênero Hydrodictyon, são constituídas

Relacionados