2500741

Páginas: 3 (580 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Universidade Unigranrio
Escola de Educação,Ciências,Letras,Artes e Humanidades
Curso:Licenciatura em história
Disciplina: seminários Temáticos
Prof.: José Geraldo da Rocha
Alunos:


Assunto:Inclusão de portadores de deficiência no convívio social

Atualmente, está cada vez mais comum se deparar com pessoas com deficiência exercendo ações nas mais diferentes áreas.A cada anofica mais fácil perceber que apresentar uma deficiencia não é sinônimo de limitação,mais sim de superação.
Hoje em dia,o número de exemplos não para de crescer e é possivel citar varias pessoasque superam suas dificuldades e se destacaram em algum setor.São músicos,atletas,cidadãos comuns,que conseguem exercer uma fnção com igualdade de oportunidades.
Apesar de recentes,já sãodiversas as leis que dizem respeito,direta ou indiretamente, à inclusão das pessoas com deficiência.Entre elas está o decreto 3.298/99,em complemento à lei 8.213/91,que garante a adequação ambiental eigualdade de oportunidades no acesso ao trabalhoe o cumprimento da cota de vagas para empresascom mais de cem funcionários.
Esta lei é de extrema relevância,já que o direito ao trabalho está ligadoà auto-estima de qualquer pessoa e assim como à sensação de fazer parte ativa de um grupo.
Diante disto,apesar de existir legislação,instituição de formação e profissionalização para portadoresde deficiência com o objetivo de inclusão no mercado de trabalho,não garante que estejam de fato ocorrendo,visto tais leis e programas se esbarram em dificuldades de ordem práticas que muitas vezes nãosão estudadas ou identificadas a tempo pelos agentes envolvidos.
Para a maioria das empresas,o maior problema à contratação dessas pessoas é a escolarização,já que a exigência mínima declaradapela maioria das empresas é de se ter o Ensino Fundamental completo.Para que esse processo de inclusão no mercado de trabalho seja bem sucedido,é necessário que inúmeras etapas sejam cumpridas,por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!