24Rr4232q3r

439 palavras 2 páginas
4º Tema rutura nas artes

O fauvismo surge em frança em 1905 e resulta de um clima de experimentação constante. Os fauvistas utilizam a cor pura e contrastante valorizando-a sobre a forma. O mentor deste movimento foi Henri matisse. No mesmo ano surge na Alemanha o expressionismo que se divide em 3 fases. Na primeira utilizam-se traços de cores violentas, formas sintéticas grandes manchas de cor explicadas livremente. Os temas são pesados revelam angustia e desespero. Na segunda fase os temas são mais leves, calmos e serenos e as cores utilizadas são mais suaves. Na terceira fase o expressionismo revela sobretudo a primeira guerra e os termos resultantes do conflito mostrando-o de forma dura e crítica.

O cubismo foi formado em 1907 e resulta da arte africana e do geometrismo, ou seja, a utilização das formas geométricas como os cubos, os quadrados, etc., reduzindo a representação figurativa, simplificando os volumes e a bidimensionalidade. O cubismo divide-se em 2 fases, a fase analítica e a fase sintética. Na fase analítica utilizam-se as tonalidades entre o cinzento e o castanho e realçam a composição global e a junção dos planos. Na fase sintética assistimos a uma simplificação das composições pelo uso das cores mais variadas e mais intensas. Pela primeira vez utilizam-se outros materiais nas composições como por exemplo as colagens.

O futurismo surge em Itália em 1909 e tal como o nome indica reflete o gosto pela velocidade, pela máquina e pela vida urbana. O responsável por este movimento foi Filippo Marinetti que é porta e escreve o manifesto futurista. As composições eram dinâmicas, as linhas curvas e as cores vivas e intensas.

O abstracionismo surge em 1910 na Alemanha e divide-se em 3 linhas, o abstracionismo geométrico, o cromático e o neoplasticismo. O abstracionismo é um movimento não figurativo valorizando a cor pura que é utilizada como se de uma pauta musical se tratasse. O abstracionismo geométrico vai usar a cor aliada a geometria

Relacionados