2486033

832 palavras 4 páginas
Introdução Neste trabalho, irei de mostrar como é o Fordismo e seu meio de produção em massa, como ele funciona, e como ele se alterou.
Também como se formou a ideologia e como se degradou.
Fordismo
Fordismo é uma ideologia de trabalho em massa de automóveis, criada por Antonio Gramsci e feita em prática por Henry Ford fundador da Ford Motor Company. Esta forma de trabalho mostra uma forma de organização em que cada empregado tem uma função específica e que deve seguir a risca como, por exemplo, existia um trabalhador que só parafusava outro que colocava a porta outro que colocava o vidro e assim que o trabalho era dividido.
“Uma das principais características do fordismo foi o aperfeiçoamento da linha de montagem. Os veículos eram montados em esteiras rolantes, que se movimentavam enquanto o operário ficava praticamente parado. Buscava-se assim a eliminação do movimento inútil: o objeto de trabalho era entregue ao operário, em vez de ele ir buscá-lo. Cada operário realizava apenas uma operação simples ou uma pequena etapa da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores.” Wikipédia. Sendo assim o trabalho não mudava e os automóveis eram padrões e não tendo assim diferencias, de escolhas e modelos.
“A partir da década de 1970, o fordismo entra em declínio. A General Motors flexibiliza sua produção e seu modelo de gestão. Lança diversos modelos de veículos, várias cores e adota um sistema de gestão profissionalizado, baseado em colegiados. Com isto a GM ultrapassa a Ford, como a maior montadora do mundo.”Wikipédia.
“Na década de 1970, após os choques do petróleo e a entrada de competidores japoneses no mercado automobilístico, o fordismo e a produção em massa entram em crise e começam gradativamente, sendo substituídos pela produção enxuta, modelo de produção baseado no Sistema Toyota de Produção ou toyotismo.”Wikipédia
“Em 2007 a Toyota torna-se a maior montadora de veículos do mundo e extingue

Relacionados