247874849-88

1273 palavras 6 páginas
Hipóteses sobre a origem da vida:
O Problema: Embora o homem tenha se considerado durante muito tempo como um ser todo especial, um elemento à parte no conjunto dos seres vivos, progressos relativamente recentes da biologia e de outras áreas do pensamento humano foram revelando que a natureza biológica de nossa espécie não é diferente, em sua essência, da natureza dos outros animais. Diante dos novos conhecimentos surgiram novas teorias, mas o problema da origem da vida é ainda um desafio, apesar de todo o progresso científico e tecnológico do século XX. Por isso, o que podemos apresentar para explicar o inicio da vida são apenas hipóteses ou teorias que comprovam esforço do homem, ao longo dos tempos, para descobrir a solução do problema: qual foi o fato que permitiu o aparecimento da vida e do homem na terra.
Teoria da Criação Especial: A teoria da criação especial atribui o aparecimento das diversas formas de vida e do homem a um ser sobrenatural, a uma força onipotente; os defensores dessa teoria não admitem a evolução.
Teoria da Geração Espontânea:

Há mais de 2.000 anos, na Grécia, Aristóteles e outros sábios da época acreditavam que a vida pudesse ser criada espotaneamente a partir da matéria bruta; baseados na existência de um princípio ativo. E a teoria da geração espontânea ou abiogênese. Este “princípio ativo” poderia produzir um ser vivo da matéria não-viva (lixo, terra, água etc.) desde que as condições fossem favoráveis. Até o final da idade media, cientistas e filósofos ilustres da época aceitavam esta teoria.
A TEORIA DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA OU ABIOGÊNESE EXPLICAVA A VIDA COMO SENDO ORIGINADA DA MATÉRIA NÃO–VIVA PELA AÇÃO DE UM “PRINCÍPIO ATIVO”, NA PRESENÇA DE ELEMENTOS FAVORÁVEIS.

Embora a geração espontânea fosse aceita por todos, alguns homens com um modo de pensar bastante científico, começaram, a partir do século XVII, novos estudos. Em

Relacionados