2468013579

295 palavras 2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Tecnologia em Agronegócios
Disciplina: Agrometeorologia
Professor: Claudio Lazzarotto

Aula 1 – O Planeta Terra e as relações solo-planta-atmosfera

Aluno: frantchesco Menezes da silva
RGM: 2933050
Responda as questões abaixo
Questão 1 – A interação entre três elementos naturais é determinante do desenvolvimento e do rendimento de um cultivo. Quais são esses elementos?
Clima, água e solo ( os três elementos que combinados determinam o crescimento e o desenvolvimento de uma planta e, por consequência a produtividade de uma lavoura, são a GENÉTICA DA PLANTA (que determina o quanto a planta poderia produzir), o SOLO (que fornece aeração, alimento, água e suporte para as plantas) e o AMBIENTE (que fornece luminosidade, temperatura, gás carbônico, oxigênio, umidade, etc.). Portanto esses três elementos quando perfeitamente combinados permitem que a planta expresse seu maior potencial produtivo.)
Questão 2 – A Capacidade de Campo e o ponto de murcha permanente são estados da umidade do solo extremamente importantes para a determinação das condições hídricas das plantas. Responda:
a) O que é, ou significa, a capacidade de campo? È a capacidade máxima do solo em reter água. (Capacidade de Campo é o estado de máxima retenção de água que um solo pode conter)
b) O que é, ou significa, o ponto de murcha permanente? E a quantidade de umidade no qual a planta não consegue mais retirar água do solo. (O ponto de murcha permanente é a maior quantidade de água que um solo pode conter sem que as plantas possam sobreviver com essa água. A partir do ponto de murcha permanente, as plantas murcham sem recuperar a turgência , portanto morrem por falta de água.)

Relacionados