246556829

1339 palavras 6 páginas
A Ética é diferente da moral, esta é o conjunto de normas da conduta humana, aquela é a ciência que estuda a moral com o objetivo de extrair princípios e regras universais aplicáveis a toda conduta humana.

SER ÉTICO = Significa respeitar os múltiplos modos de ser, tanto na face pessoal como enquanto membro da sociedade.
AGIR ÉTICO = agir justificando e assumindo as consequências dos atos praticados (liberdade, autonomia e responsabilidade).
AGIR ÉTICAMENTE SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ UMA DECISÃO PESSOAL.

Direito CIVIL adota a “Teoria da Empresa”, que define EMPRESA como qualquer atividade organizada para a produção e circulação de bens e serviços, salvo as atividades intelectuais. Logo, empresa é sinônimo de atividade empresarial, ou seja, atividade de produção ou circulação de bens e serviços.

A empresa é uma atividade que poderá ser realizada por um empresário individual (pessoa física) ou por uma sociedade empresária (pessoa jurídica).
O Código Civil Brasileiro não define empresa, mas somente empresário.
Artigo 966: Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.Parágrafo único: Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
Logo, se empresa é atividade, quem exerce essa atividade é o empresário.
Repetimos que a empresa é uma atividade que poderá ser realizada por um empresário individual (pessoa física) ou por uma sociedade empresária (pessoa jurídica).

Produzir bens é fabricá-los, é a essência da indústria, e toda atividade industrial é empresarial. Produzir serviços é a mesma coisa que prestar serviços.
A circulação de bens é a atividade de comércio, a mediação entre o produtor e o consumidor, e a circulação de serviços também requer essa mediação, ou ainda,

Relacionados