2454948548

1021 palavras 5 páginas
http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/12/avancos-do-pais-em-aprendizagem-sao-muito-timidos-diz-especialista.html
03/12/2013 08h03 - Atualizado em 03/12/2013 11h17
Avanços do país em aprendizagem são muito tímidos, diz especialista
Brasil está em 58° lugar em matemática, segundo o ranking mundial Pisa.
Aumento do número de crianças na escola ajuda a reduzir desigualdades.
Ana Carolina Moreno Do G1, em São Paulo
16 comentários

Sala de aula (Foto: Reprodução/TV Globo)
Especialistas em educação ouvidos pelo G1 afirmam que os dados do Pisa refletem uma melhora no ensino no Brasil em relação à última década, mas que a evolução no nível de aprendizagem dos estudantes da educação básica ainda é "tímida".
O Brasil foi o país que mais melhorou em matemática nos últimos dez anos, segundo ranking mundial de educação divulgado nesta terça-feira (3), mas ainda ocupa as últimas colocações da lista – 58° lugar entre 65 países.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no entanto, considerou que o resultado do Pisa para o Brasil "foi uma grande vitória". "Levando em conta que nós somos um dos países que mais avançou em matemática e o país que mais avançou na média, é uma grande vitória. (...) E acho que avançou pelo esforço do estado brasileiro, pela dedicação dos professores, que condições adversas ensinando nossos estudantes, e pelo próprio empenho dos estudantes", afirmou o ministro.
Saiba mais
Brasil evolui, mas segue nas últimas posições em ranking de educação
VEJA O RANKING PISA 2012
Para ministro, resultado do Brasil em ranking de educação é 'grande vitória'
Veja como é o teste do Pisa (em inglês)
Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos que atua em projetos de educação no país, afirma que a inclusão registrada no relatório é um dos fatores mais positivos apontados nos resultados, mas alerta que "os avanços em termos de aprendizagem são muito, muito tímidos". Para ele, um dos números mais expressivos do

Relacionados