24531857

677 palavras 3 páginas
1/33

PROGRAMAÇÃO COMERCIAL

Professor: Marcelo Eugenio marcelo.eugenio@gmail.com

Conteúdo
2/17




   


  

O que é o Grails? Codificação por convenção Preparação do Ambiente Grails (MVC) Funções Formulários Conexão com Banco Exemplo Conexão com Banco Segurança Exercícios

O que é o Grails?
3/17



O Framework Grails usa a “codificação por convenção”, um paradigma introduzido com o Ruby On Rails para reduzir a necessidade de arquivos de configuração e exageros de codificação.
Grails = Groovy on Rails

Codificação por convenção
4/17







Caso exista um arquivo cujo o nome diga o que ele está fazendo, não será necessário refazer a mesma codificação em um arquivo de configuração. O framework vai simplesmente analisar o nome do arquivo e descobrir as coisas por si mesmo. Grails também irá gerar automaticamente um monte de detalhes necessários em uma aplicação WEB.

Codificação
5/17



A codificação é baseada em Groovy.





Groovy é um linguagem que tem uma sintaxe semelhante, porém mais simples, do que o Java e possui diversas funcionalidades advindas de linguagens como Smaltalk, Python e Ruby. Muitas vezes é referida como um script dinâmico. Se você considera Java uma linguagem madura, então Groovy é seu filho.

Codificação
6/17





Também é possível ter o código em Java ou uma melhor utilização das APIs java. Grails é baseado em tecnologias abertas e conhecidas, e podemos citar a Spring e Hibernate.

Codificação
7/17

Groovy
8/17




 

Groovy foi criado em agosto de 2003, por James Strachan e Bob McWhirter, como uma linguagem orientada a objetos, de linguagem script para a JVM. É uma linguagem dinâmica que roda sobre a JVM. Totalmente integrado com a linguagem Java. Fornece muitas simplificações em relação ao padrão de características da linguagem Java.

Características do Groovy
9/17









Permite alterar classes e métodos em tempo de

Relacionados