2442000401

528 palavras 3 páginas
Muitas vezes somos reféns dos nossos próprios pensamentos. Dentro de nossa mente estamos aprisionados a uma série de questões, que não conseguimos encontrar respostas claras e objetivas, ou fingimos que entendemos, enganando a nós mesmos.
Quando paramos para pensar é como um filme passando na nossa frente, um filme real, onde nós somos o personagem principal, vivendo situações reais e questionando consigo mesmo, as indagações que a vida nos oferece.
Durante o decorrer de nossas vidas passamos por vários processos de transformação, auxiliando na nossa formação. Assim, formamos o nosso caráter, que pode ser bom ou mal. Podemos ter os dois lados juntos, isso vai de cada um.
Podemos olhar o mundo e a nós mesmos de diversas maneiras. Repensamos e questionamos várias vezes, em diferentes situações. Será que isso é filosofar?
Aprender a filosofia significa tentar compreendermos a nos mesmos, nossas vontades e ansiedade, nossos anseios e medos, nosso querer e vontade de vencer os obstáculos que nos rodeiam, interagindo com o mundo exterior e interior.
Vivemos em um mundo pragmático, voltado para as coisas práticas, para a eficácia e as soluções imediatas, nem sempre compreendemos por que a filosofia é importante. Utilizamos todos os dias e nem percebemos. Muitas vezes não prestamos atenção a aquilo que esta em nossa volta.
Acredito que a escola não pode caminhar sozinha. Precisa antes de tudo, unir escola/família/sociedade/política/Estado/município, usando a educação como aliada para alcançarmos os nossos objetivos.
A família precisa resgatar a sua função e não deixar o papel de educar somente para a escola. O amor e o carinho estão esquecidos e muitas vezes culpam a escola pelo comportamento diferente de seus filhos. A violência cresce a cada dia, dentro e fora da escola. Alunos que não conhecem o limite, não respeitam as regras, nem as pessoas.
Como ensinar a respeitar o outro quando nunca recebeu carinho, amor, atenção de fato e respeito da sua própria família?

Relacionados