24381970/73

5075 palavras 21 páginas
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: Sociologia geral e jurídica

PROFESSOR: .

FICHA REGISTRO

1. NOME DO AUTOR DO FICHAMENTO:

Acadêmica Daniela Rossini do 1º período do Curso de Direito da UNIVALI. Fichamento crítico para obtenção da M1 na cadeira de Sociologia Geral e do Direito ministrada pelo professor Carlos Eduardo Bastos.

2. OBRA EM FICHAMENTO
ALVEZ-MAZZOTTI, A. J; GEWANDSNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1999. (Introdução, capítulo 5, 6.).

3. ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE UTILIZADO Aprofundar os conhecimentos referentes ao tema “método nas ciências sociais” embasado no texto de - Alda Judith Alves-mazzotti-, valorizando o conteúdo de forma a selecionar e elucidar o conhecimento á luz da pratica da sociologia como ciência social.
E o embasamento dos métodos e técnicas de estudo das ciências, assim como terminologias e visões de diferentes autores, sobre as diversas teorias das ciências sociais e cientificas. Dentro dos conceitos operacionais descritos nos capítulos V & VII do referido livro.
Levando em conta os métodos: esquemático; resumido.

4.
Capitulo V

(p.108)

Hoje, a maioria dos cientistas admitem que o conhecimento nunca é inteiramente objetivo, que os valores do cientista podem interferir no seu trabalho, que os conhecimentos gerados pela ciência não são infalíveis e que mesmo os critérios para distinguir oque é e oque não é ciência variam ao longo do tempo [...].

(p.108, 110)
A utilização do modelo das “Ciências Naturais” durante muitas décadas usadas para estudar as ciências sociais, tem gerado atualmente muita controvérsia entre os autores, pois, a mudança de paradigmas ao longo do tempo vem se tornando um problema muito complexo, [...] dentre que este modelo usado para o estudo dos

Relacionados