242919

1175 palavras 5 páginas
DOMINGOS J. DA COSTA

PROPRIEDADES DAS MADEIRAS REGIONAIS

SETEMBRO DE 2013

DOMINGOS J. DA COSTA

PROPRIEDADES DAS MADEIRAS REGIONAIS

SETEMBRO DE 2013

INTRODUÇÃO A madeira é uma matéria-prima importante e versátil em vários setores da atividade humana, pois pode ser aplicada a diversas situações. No Brasil a madeira é um produto pouco valorizado como material de construção, embora seja encontrada em abundância na natureza Este trabalho apresentará inicialmente as vantagens e desvantagens do uso da madeira. Em seguida serão expostas suas características e propriedades ,e também as nossas madeiras regionais enfatizando as diferenças que existem entre as variedades existentes.
A aplicação da madeira na construção civil também será exposta, indicando a espécie de madeira brasileira que deve ser usada para os diferentes tipos de uso.

MADEIRA
A madeira é um dos produtos mais valiosos que as árvores oferecem. Constitui a maior parte do tronco arbóreo, que se compõe de duas porções fundamentais, uma viva e externa, o alburno, outra morta e interna, o cerne. Sob o aspecto comercial, entretanto, a madeira propriamente dita é somente o cerne, em virtude das suas qualidades de resistência, durabilidade e beleza .quanto a nossa região é a mais agraciada pela quantidade espécie da mesma.
Vantagens das madeiras
Desvantagens da madeira
Elevada resistência mecânica
Higroscopiscidade (absorve e
(tração e compressão) devolve umidade) Baixa massa específica Combustibilidade Boa elasticidade Deterioração Baixa condutibilidade térmica Resistência unidirecional Isolante dielétrico Retratilidade (alteração Baixo custo dimensional, de acordo com a Encontra-se em grande umidade e a temperatura) abundância Ansitropia (estrutura fibrosa, Facilmente cortada nas propriedade direcional) dimensões exigidas Limitação

Relacionados

  • List o Def EAD 2015 1
    108328 palavras | 434 páginas