241562455

537 palavras 3 páginas
A Região Nordeste é extremamente bem dotada de belezas naturais, que não se limitam simplesmente às suas belas praias. Em função disso, essa é uma das regiões brasileiras com o maior potencial turístico, atividade que ajuda a movimentar e dinamizar a economia local. Ao todo, registram-se dezenas ou até centenas de pontos com potencial turístico envolvendo recursos naturais, dos quais destacaremos os principais.
Uma das vantagens geográficas da região Nordeste é o fato de praticamente todos os seus estados apresentarem três tipos de paisagens naturais: as litorâneas (das quais as belas praias se destacam), as de mata fechada e aquelas relacionadas ao semiárido.
As Praias
As praias nordestinas estão, sem dúvidas, entre as mais belas do Brasil e do mundo. Com belas paisagens favorecidas pela ampla extensão litorânea da região, elas destacam-se também pela diversidade, havendo aquelas mais conhecidas e movimentadas e aquelas menos agitadas, atendendo a todas as preferências.
Dentre as principais praias, destacam-se: Porto Seguro (BA), Praia do Gunga (AL), Praia do Espelho (BA), Jericoacoara (CE), Canoa Quebrada (CE), Porto de Galinhas (PE), Genipabu (RN), Praia da Pipa (RN), além de muitas outras.
Passeios Turísticos
Entre os passeios turísticos, as maiores atrações estão em torno das formações de relevo em dunas, além de alguns pontos litorâneos de elevada beleza. Dentre eles, podemos citar os Lençóis Maranhenses (MA), Lajedo de Soledade (RN), Praia Fluvial do Jacaré (PB), o Passeio das Galés em Maragogi (AL), Ilha de Itaparica (BA), entre incontáveis outros pontos.
Matas, Rios e Cachoeiras
O Nordeste apresenta três tipos principais de domínios florestais: Mata Atlântica, Caatinga e, em alguns pontos, Cerrado. Por isso, essa região apresenta inúmeras belezas naturais relacionadas a essas formações fitogeográficas, das quais destacamos: Lençóis (município da Bahia com um grande número de belas cachoeiras), Cachoeira da Pedra Caída (MA), Delta do Rio Paranaíba

Relacionados