24125789456

1426 palavras 6 páginas
A Casa e a Rua [Resenha]
Espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil.
December 17, 2011 às 12:08

Este semestre que passou foi definitivamente um dois mais corridos que já passei em meu curso de Arquitetura e Urbanismo. Em meio a trocentos rolos de papel manteiga, centenas de arquivos de CAD e Sketchup, projeto, urbanismo, iluminação, hidráulica, e mais várias outras coisas, consegui achar uma brecha de inspiração (e menos de transpiração) ao decorrer das aulas graças ao livro A Casa e a Rua – Espaço, Cidadania, Mulher e Morte no Brasil do escritor Roberto DaMatta – leitura obrigatória da disciplina de Arquitetura Brasileira.
O conceituado antropólogo não trata sobre arquitetura diretamente, mas sim sobre um dos aspectos fundamentais que a envolvem: as pessoas. Mais precisamente as pessoas do Brasil, a sociedade brasileira. Não vá pensando que, por ser um livro sobre antropologia, a leitura seja desgastante, técnica e monótona. Muito pelo contrário, DaMatta surpreende com a gentileza de suas palavras e trata o leitor de forma aberta, recebendo-o da rua para a sua casa. Confira abaixo uma breve resenha sobre o livro e entenda porqueA Casa e a Rua deve estar na sua prateleira de livros. Roberto DaMatta (fonte: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti)
A Casa e a Rua são usadas no livro de Roberto DaMatta como grandes metáforas para ajudar a entender o comportamento, as relações e as contradições da sociedade brasileira. O âmbito de A Casa e a Rua acaba por envolver o espaço, a cidadania, a mulher e até a morte como variáveis fundamentais à compreensão dessa sociedade. Segundo o autor, casa e rua não se restringem a espaços físicos, sendo na verdade grandes “esferas de ação social”, que são opostas e ao mesmo tempo complementares. A casa e a rua refletem as ambigüidades da sociedade brasileira, são diferentes conjuntos de valores cuja abrangência pode variar muito em função de seu referencial. O ESPAÇO
Primordialmente, conhecemos a casa e a rua

Relacionados