241108

260 palavras 2 páginas
A importância da energia elétrica para a sociedade.

Não podemos falar em energia elétrica sem imediatamente lembrarmos das usinas hidrelétricas. Na verdade isso se deve ao fato de que, no Brasil, a maior parte da energia produzida (cerca de 90%) é pelas usinas hidrelétricas. Ainda assim é possível obter eletricidade por meio de usinas termoelétricas, usinas nucleares e termonucleares.
A energia elétrica é uma forma energética baseada na diferença de potencial(Voltagem, ddp) elétrico entre dois pontos, sendo assim, portadores de carga passeiam entre esses dois pontos(numa dada direção) dando origem ao que chamamos de corrente elétrica.
A corrente elétrica é uma das responsáveis pelo funcionamento dos aparelhos eletrônicos. Calor, luz e energia são exemplos do que a eletricidade pode nos fornecer.
No mundo atual a energia elétrica é indispensável para a sociedade, e seu uso se deve muito ao baixo custo de produção, facilidade de transporte e, relativa, baixa perda na conversão para outros tipos de energia. Atualmente a eletricidade é de tamanha importância que quando ocorre algum imprevisto no seu abastecimento os hospitais, postos de gasolina e escolas usualmente possuem geradores próprios para compensar esta perda. Imagina estar sobrevivendo graças a aparelhos e inexplicavelmente ocorre uma falta de luz, isso não seria nada agradável.
Por fim, imagine as grandes empresas (que possuem alta produtividade diária) sofrerem um apagão, o prejuízo seria tanto que a saúde financeira de toda uma região poderia ser afetada, com isso não nos resta dúvida sobre a importância das descobertas de Benjamin Franklin para a sociedade contemporânea. Vamos economizar para não

Relacionados