240501970175

742 palavras 3 páginas
O rótulo Geografia é bastante antigo, sua origem vem da Antiga Grécia Clássica. Foi a primeira cultura conhecida a explorar a Geografia como Ciência e Filosofia.
ARISTÓSTELES
Aristóteles foi considerado o filósofo que mais influenciou o pensamento ocidental. Contribuiu para diversas áreas do conhecimento humano como Filosofia, Biologia, Zoologia, História Natural, Física, Metafísica, Lógica, Ética, Política, Psicologia, Poesia, Retórica e Medicina.
Fundou a escola Liceu, onde a prática de ensino era ao ar livre, sob as árvores, privilegiando as ciências naturais (fauna e flora). Aproxima-se da Geografia quando estuda os Cosmos. Em sua teoria os planetas giravam em torno da Terra, e se manteria imóvel no centro do sistema (sistema geocêntrico). Seu conjunto de obras é conhecido como Corpus Aristotelicum.
PTOLOMEU
Com sua obra Geographia dividida em oito volumes, o geógrafo Greco romano Ptolomeu inclui as coordenadas de latitude e longitude para os lugares mais importantes, como observações astronômicas em Alexandria. Em sua principal obra Megalé Sintaxis, trata da Terra, do Sol, da Lua, do astrolábio e de cálculos de estrelas e os cinco planetas e suas diversas teorias.
Ptolomeu por meio de cálculos estabeleceu o comprimento do círculo máximo da Terra, para qual obteve o valor de trinta mil quilômetros. O erro de cálculo dava a impressão que a Europa e a Ásia se estendiam por mais da metade de toda longitude terrestre. Confeccionou um mapa com base nas informações descritas àquela época e, apesar dos erros e deformações, permitiu reconstruir uma nova visão do mundo.
IMMANUEL KANT
Kant é considerado uma fonte irradiadora de idéias. É com Kant que a Geografia Moderna passa a dar seus primeiros passos. Além do seu trabalho como Filósofo, Kant foi professor de Física, Antropologia, Geografia, Lógica, Metafísica e outras disciplinas.
Em sua contribuição para a Geografia como professor, podemos destacar o curso de Geografia Física e tinha como proposta um

Relacionados